segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Resiliência

A resiliência é a capacidade de adaptação dos indivíduos às situações difíceis ou estressantes; é um conceito "roubado", pela psicopedagogia, de outras ciências, da Física, me parece. Meu primeiro contato com esta idéia foi num congresso internacional de educação do qual participei e assisti a uma palestra a respeito de um autor português que discorreu sobre o tema.
Segundo esse autor, resiliência não é motivação para; não é algo que surge de dentro do indivíduo e o ajuda nas conquistas sejam elas quais forem, mas sim tem a ver com encorajamento, que é algo de fora para dentro; do outro para o sujeito.
Aplicando tal conceito às situações de sala de aula, por exemplo, compete ao professor encorajar o aluno a estudar, a fazer os trabalhos escolares, a utilizar o tempo de estudo da melhor forma possível, mesmo sob condições adversas. O próprio professor se torna resiliente quando consegue - grosso modo - transformar um limão em limonada. Será?!
Fico pensando nas minhas condições de trabalho: sala apertada, calorenta, sem visibilidade no quadro de giz, por causa dos reflexos de ambos os lados; mal ventilada; carteiras que só podem ser dispostas de um único jeito - em dupla e uma atrás da outra - ; murais laterais sem disponibilidade para uso, são insuficientes, por serem divididos entre duas professoras que usam a mesma sala; 29 alunos de idades variadas; livros didáticos inadequados ao nível de conhecimento deles; famílias que não podem, não sabem ou não querem assumir as suas responsabilidades para com os filhos; escola desorganizada pedagogicamente e... Eu, professora extremamente desencorajada com tudo isso, não sei mais o que fazer. Durante um dia escolar são tantos os conflitos e as interferências que surgem e precisam ser resolvidas! Ao final das contas, aula, aula, aula mesmo, aquela que foi pensada, planejada, preparada e até, na expectativa dos alunos deveria acontecer, pela seqüência normal dos trabalhos, acaba não acontecendo. Dá uma sensação de nada feito, de trabalho inútil, de frustração.
Fico me perguntando: voltar no dia seguinte, tentar novamente, tirar ânimo do fundo da alma, pensar em novas formas de intervenção pedagógica junto aos alunos é ser resiliente? E isso é bom?!

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