segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Para Casa" - o que fazer?

Hoje minha turma estava impossível! É impressionante o quanto eles chegam dispersos, cansados, sonados, desmotivados às segundas feiras. Deve ser cultural mesmo esta história de ninguém gostar das segundas feiras. Meus alunos também não gostam. É o dia da semana em que eles rendem menos e se mostram mais indispostos. Por que será? Deveria concluir com eles um trabalho de História da semana passada. Não consegui. Também não foi possível fazer a leitura de lendas das regiões brasileiras e o reconto delas pelos alunos, aos colegas. Promessa de sexta-feira passada de continuarmos esses trabalhos. Não conseguimos levar adiante. Embora eles tivessem me cobrado a continuidade do mesmo e eu quisesse fazê-lo, alguns alunos, os mais agitados e dispersos, conseguiram atrapalhar a iniciativa e o desejo meu e dos outros.
O que fizemos, então, nas três horas e meia em que estivemos juntos?
Participamos da "Hora Cívica" no pátio interno da escola com as outras turmas - faz-se uma oração; (coordenada pela vice-diretora da escola) ouve-se e canta-se o "Hino Nacional Brasileiro" diante das três bandeiras oficiais assim distribuídas, da esquerda para a direita: Bandeira da Escola, Bandeira do Brasil e Bandeira de Minas Gerais. Após essa atividade fomos para a sala de aula, às 7h15min, para a nossa primeira aula: História - O Povoamento da América. Após o recreio terminamos uma atividade de Matemática (Sistema Decimal), fizemos uns dois exercícios sobre "Fatoração de Números Primos" e iniciei uma nova unidade de "Língua Portuguesa"- leitura silenciosa e em voz alta de uma crônica. Marquei como tarefa de casa a leitura em voz alta do texto, a listagem de palavras para pesquisa em dicionário e a listagem de adjetivos cujo estudo daremos continuidade, amanhã. Espero que façam, porque o meu problema com a execução por eles do "Para Casa" tem sido enorme. Eles não o fazem.
História, por exemplo, já citada acima. Desde a semana passada, após a leitura dos textos, discussão dos assuntos do capítulo, análise das ilustrações deste, marquei, como tarefa de casa, fazer as atividades escritas propostas ao final do capítulo. Não houve o menor interesse da turma por este trabalho. Dos vinte e nove alunos somente cinco o fizeram e de forma incompleta. Essa é uma constante na turma. Não fazer as atividades de "Para Casa". O interessante é que já tive várias conversas, tanto com os alunos quanto com os seus pais a respeito do "Para Casa". Todos dizem valorizar essa atividade de estudo, cobram quando deixo de marcar tarefas extra classe, mas não são responsáveis na sua execução. As desculpas vão desde o "esqueci", "tive que ajudar minha mãe", até o "não soube fazer" .
Eu é quem não sabe mais o que fazer. Cobrar energicamente? Parar de organizar essas tarefas? Conversar mais uma vez com alunos e pais a respeito? Insistir e continuar insentivando os que não se interessam, pra ver se eles pegam o gosto pela coisa? Aceito sugestões.

Nenhum comentário: