segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Escola Desconectada

Cheguei à escola e , como sempre, fui direto à minha sala, porque gosto de separar todo o material a ser utilizado nas aulas do dia, antes da chegada dos alunos. Estava curiosa também para observar as mudanças ocorridas com as plantinhas do "Terrário", (citado em outro post) durante a semana do recesso escolar. Qual não foi a minha surpresa, seguida de decepção, quando me deparei com um litro d'água colocado lá dentro, bem em cima de uma cova, onde plantamos a semente de jatobá. Ela ainda não tinha germinado e por isso, entramos em recesso escolar curiosos , porque queríamos saber se aquele ambiente criado por nós, alunos e professora, estaria adequado à germinação de uma semente tão maior que as sementes de tomate e boca-de-leão plantadas, e já grandinhas, desde a semana passada.
Embora tivéssemos tido o cuidado de deixar uma placa informando do objetivo do terrário e pedindo para que ele não fosse tocado, não foi o suficiente. Alguém, talvez até bem intencionado, retirou a cobertura em plástico-filme, da parte superior do terrário e introduziu dentro dele um elemento estranho às observações que já tínhamos começado a fazer.
Fiquei pensando... Quando uma escola não se organiza pedagogicamente, não conecta todos os seus profissionais (professores ou não) às suas metas educacionais, aos seus projetos pedagógicos ou projetos de trabalhos, possibilita esse tipo de acontecimento narrado acima. Isso porque favorece a que cada profissional desenvolva ali suas atividades sem o devido conhecimento daquilo que está sendo trabalhado pelos outros profissionais; e se ninguém conhece o trabalho do outro, cria-se, assim, uma situação de distanciamento dos objetivos pedagógicos gerais e/ou de cada um. Então tudo fica mais difícil, porque mesmo com a intenção de ajudar, se a pessoa desconhece o por quê das atividades em desenvolvimento, pode interferir de forma negativa ou, pior ainda, pode nem valorizar o trabalho que está sendo desenvolvido em cada sala de aula.
Uma escola assim nos remete à idéia de um arquipélago; cada sala de aula é uma ilha e sem nenhuma ligação com as outras que compõem o mesmo ambiente.

Nenhum comentário: