sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Tempo Escolar

Tempo, substantivo masculino, apresenta vários conceitos, nos remete a várias idéias e situações. Tempo pode ser: duração calculável dos seres e das coisas; duração limitada; sucessão de dias, horas momentos; período; época; estado atmosférico; os séculos; ensejo; estação ou ocasião própria, dentre outros conceitos.
A escola lida com o tempo nos seus mais diversos conceitos: há o ano letivo a ser cumprido legalmente, segundo Lei Federal - o ano escolar dura no mínimo 280 dias letivos. Esses dias são distribuídos ao longo do ano conforme orientação das "Secretarias de Educação", sejam elas municipais, estaduais ou do ensino privado. Nesse particular o Brasil é um dos países de menor carga horária no mundo.
Pois bem, todas as escolas organizam o trabalho pedagógico a ser realizado tendo por parâmetro de tempo o "Calendário Escolar". Dessa forma, quanto mais organizada é uma escola, maior a otimização do seu tempo escolar. Mas isso demanda um projeto pedagógico bem definido, metas educacionais claras, objetivas, planejamentos prévios de cada uma das etapas do ano escolar e dos trabalhos a serem desenvolvidos por alunos, professores, corpo técnico da escola, demais funcionários e familiares dos alunos.
A escola que não se organiza dessa forma, perde-se no "apagar incêndios" do dia-a-dia e, ao final do ano letivo, colhe frustrações, cansaço, baixo rendimento dos alunos e conseqüentemente de toda a sua equipe pedagógica ; e, por que não dizer, também dos funcionários e dos pais dos alunos. Não havendo um planejamento e, a partir daí, um controle rígido das ações pedagógicas da escola, o que impera é o espontaneísmo, são as atividades sem conseqüência na aprendizagem dos alunos ou, pior ainda, é a perda da oportunidade de aprender...
Vivo isso e constantemente me pego discutindo com meus pares a urgência de um maior controle das nossas ações, mas são tantas as desculpas, são tantos os entraves, são tantas as situações de abandono dessa idéia - de melhor e maior aproveitamento do tempo escolar, via planejamento pedagógico, planejamento administrativo, que já nem sonho mais com tal organização.
Para mim, o que distingue a escola pública da escola particular não é a clientela, não é o professor, mais ou menos preparado para exercer o seu ofício, mas sim, a capacidade de organização, de liderança e de planejamento da ação pedagógica em cada unidade escolar.
O tempo escolar é sagrado, escasso e não deveria ser negligenciado como vejo acontecer com tanta freqüência.

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