terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ensino Fundamental

Uma das funções precípuas do ensino fundamental (faixa etária de 6 a 14 anos) é ensinar a ler e a escrever. São habilidades distintas que exigem muito conhecimento por parte do professor alfabetizador e muito esforço por parte dos alunos. Porém, quem não lida diretamente com esse assunto, quem não é do meio, tende a achar que o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita é algo fácil e rápido. Ledo engano! Principalmente, porque, a alfabetização e o ensino público de um modo geral é terra de ninguém. Existem mil teorias a respeito, as ideologias campeiam e, como no futebol, todos se acham no direito de dar palpites.
Aliás, a educação escolar e a função de professor é dos poucos ofícios que sofre uma enorme pressão por mudanças, vindas de todos os lados; muitas críticas e nenhuma ou quase nenhuma ajuda . Já virou senso comum o pensamento de que aos professores e somente à eles cabe o ônus do fracasso escolar em todos os tempos. Esquecem-se, aqueles que assim pensam,de que tanto o professor quanto o aluno são sujeitos de um mesmo processo; ambos sofrem com as ocorrências sociais e pessoais diárias e levam consigo , para as salas de aula, toda a carga dessas interferências.
Por outro lado, não se pode negar que existem papéis a serem cumpridos e responsabilidades a serem assumidas, de ambos os lados.
Como já foi dito acima, aprender as habilidades da leitura e da escrita não é algo simples, rápido e fácil; exige preparo técnico, emocional e social, por parte do professor, e , por parte do aluno,exige: vontade de aprender, motivação, valorização do estudo, suporte familiar e social, boa saúde e predisposição para estudar. Sem esses ingredientes, de ambos os lados, pouco se pode alcançar.
Está claro de que não se pode esperar as condições ideais para então agir, mas é óbvio também que sem o mínimo de interesse pelo estudo, e pelo trabalho que é ensinar/aprender, pouco se consegue.
Faz-se necessário, então, acredito eu: apoio, suporte, acolhimento e interesse sincero aos elos fundamentais da corrente que se chama ensino básico ou fundamental.

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