quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Democracia e sala de aula

Sou democrata e assim procuro viver independentemente do lugar onde esteja nas minhas relações interpessoais. Ouvir as pessoas, buscar-lhes a razão e o que pensam; colocar-me no lugar delas, para então decidir por esse ou aquele ato, por esta ou aquela opção dá trabalho, mas compensa pois é assim que entendo o respeito às pessoas e a mim mesma em cada situação de convivência seja ela familiar, profissional ou social.
Assim, conduzo minhas aulas baseada na força do diálogo: apresentar o problema ou a situação de estudo; ouvir o que os alunos têm a dizer a respeito; e, a partir daí, estabelecer com eles diálogos sobre a temática em evidência, até chegarmos, juntos, aos conceitos já estabelecidos, e/ou às idéias construídas por eles, naquele momento, é uma das metodologias de trabalho utilizadas por mim, em sala de aula.
Porém, tudo que envolve fala na expressão de idéias, envolve também paixão, entusiasmo, emoção e... barulho, muito barulho! Sim, minhas aulas são barulhentas; meus alunos falam, defendem seus pontos de vista, fazem perguntas para esclarecimentos e perguntas questionadoras: daquelas que implicam, muitas vezes, em tremendas "saias-justas" para a professora.Essa é uma das formas mais difíceis, acredito eu, de conduzir uma aula, pois tanto pode proporcionar momentos mágicos de aprendizagens para todos, quanto pode cair num desvio total de rumo e se perder do seu objetivo inicial. Exige do professor muita segurança não só do conteúdo em pauta, mas também, na escuta do aluno, na filtragem imparcial daquilo que é pertinente ao momento da aula e na mediação segura do tema e do tempo disponível ,conforme o horário das aulas a ser cumprido. Vivemos situações enriquecedoras, de pura vibração quando tudo dá certo e momentos de loucura quando perdemos o controle da discussão e da turma. Isso, porque, há em sala de aula, várias situações de trabalho: apresentação do tema, desenvolvimento do assunto, estudos, leituras e pesquisas a respeito, sistematização do estudo e avaliação da aprendizagem. Ao ser professora de cinco disciplinas em uma mesma turma preciso de um controle enorme sobre as situações de ensino vivenciadas de acordo com a disciplina desenvolvida e o momento pedagógico de cada uma, ou seja, é comum estar introduzindo um estudo de Matemática, desenvolvendo um outro de Língua Portuguesa, sistematizando um tema em História e avaliando um estudo já realizado em Geografia em um único dia de trabalho!
Saio da sala, todos os dias, exaurida! A sensação é a de ter praticado quatro horas e meia de exercícios físicos intensos e sem descanso; quando tudo corre bem - alegria, entusiasmo, vibração, quando perco o controle e sinto que nada foi bom - frustração, tristeza, fracasso!
Vivo isso intensamente, todos os dias, há 13 anos. É a minha adrenalina.

Nenhum comentário: