sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Paulo Freire: educador genial.

Dia desses, relendo a obra de Paulo Freire "Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa" pude observar que seu poder de síntese, de concisão é tão grande, suas idéias a respeito da relação professor/aluno são tão intensas que já se fazem presentes nos títulos e subtítulos de cada capítulo da obra citada. Se não, vejamos: a obra citada acima se subdivide em três capítulos e estes em subtítulos.
No primeiro capítulo, o autor discorre sobre o tema principal intitulado "Não há docência sem discência" e, numa linguagem característica e coloquial, puxa o leitor para reflexões sobre a imprescindível relação professor/aluno no processo ensino/aprendizagem, quando diz que ensinar exige rigorosidade metodológica; exige pesquisa; exige respeito aos saberes do educando; exige criticidade; exige estética e ética; corporificação das palavras pelo exemplo; exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; exige reflexão crítica sobre a prática. Para ele, ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
No capítulo 2, evidencia a relação professor/conhecimento e as responsabilidades dos mestres, diante da classe, no manejo dos conteúdos trabalhados com os alunos. Intitula-se o capítulo: "Ensinar é não transferir conhecimento", pois, segundo afirma, ensinar exige consciência do inacabado; exige o reconhecimento de se ser condicionado; exige respeito à autonomia do ser do educando; ensinar exige bom senso; exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores; ensinar exige apreensão da realidade; exige alegria e esperança; exige convicção de que a mudança é possível, exige curiosidade por parte do professor.
Por fim, no terceiro capítulo, reafirma a convicção de que "Ensinar é uma especificidade humana", e, portanto, exige segurança, competência profissional e generosidade; exige comprometimento e compreensão de que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
Paulo Freire afirma, ainda, que ensinar exige liberdade e autoridade; exige tomada consciente de decisões. Ensinar exige saber escutar e saber que a educação é ideológica; exige disponibilidade para o diálogo.
Por fim, ensinar exige querer bem aos educandos.
Genial! Grande responsabilidade a nossa.
E você, o que pensa a respeito?

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