sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Escola Teatro e Esporte: uma bela e possível parceria

Hoje, todos os alunos da minha escola foram ao teatro. Assistimos a uma peça "A Bela e a Fera", na versão clássica, original, e que foi do agrado de todos.
Os atores conseguiram, por quase 1h, manter mais de 400 alunos, faixa etária entre 9 e 13 anos de idade, atentos e interessados. Ouvia-se, a cada mudança de cenário, a cada mudança de roupa das personagens, a cada fala mais enfática os sinais da aprovação dos alunos.
Há muito que se sabe da importância da parceria artes/esportes e o ensino acadêmico.
Penso que todas as escolas, públicas ou privadas ,deveriam contar , rotineiramente, com uma estrutura paralela, mas presente em cada unidade de ensino , de profissionais das artes e dos esportes: música, dança, teatro, artes plásticas, dentre outras e as modalidades esportivas mais do gosto dos alunos, para, em parceria com o ensino acadêmico, formá-lo na sua totalidade.
O interessante é que essa idéia não é nova e nem é minha. Ela está presente nos programas de ensino nacionais de no mínimo 30/40 anos atrás. Porém, a vontade política para torná-la real nas escolas é que inexiste até hoje, infelizmente. Pobre Brasil! Pobres de nós conformados e submissos cidadãos.

Nenhum comentário: