domingo, 11 de setembro de 2011

Nossas Perdas no Governo de Esquerda

Leio no "O TEMPO" de ontem a seguinte manchete: "Reajuste de até 24% a servidores é aprovado". No corpo da matéria está dito, dentre outras coisas, que o reajuste do professor do ensino fundamental e médio, cujo salário base atual é de R$1.500,00, passará a ser de R$1.800,00 pagos em quatro parcelas sendo a última a ser paga em novembro de 2.012.
Fiquei pensando cá com os meus botões e com minhas lembranças de professora atuante na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, desde o ano de 1976.
O período de 70 a 90, duas décadas portanto, foi marcado pelos movimentos grevistas país afora, particularmente no setor público e mais específico ainda no setor da educação. Diziam-nos os nossos brilhantes líderes sindicais, o Senhor Luiz Dulce, um deles, de que deveríamos parar pela " democratização e melhoria do ensino público; pela melhoria dos nossos salários; pela melhoria das nossas condições de trabalho". Essas foram bandeiras constantes das inúmeras e longuíssimas greves do período. Na opinião do Sindicato, os governos à época eram de "direita" e, portanto, não se interessavam pela melhoria da educação pública, porque tinham o interesse de que o "povão" permanecesse ignorante e assim continuar sendo manipulado e blá, blá, blá...
Pois bem, na administração municipal pré -PT conseguimos, a partir dos movimentos grevistas: equiparação salarial, ou isonomia salarial entre os professores e profissionais da educação habilitados (havia uma diferença salarial enorme entre aqueles que atuavam no ensino fundamental 1ª a 4ª séries e os que atuavam de 5ª a 8ª e no ensino médio); reajuste salarial com referência no valor do salário mínimo; o cálculo passou a ser com base no valor de seis salários mínimos para os professores e outros profissionais graduados do ensino fundamental e médio; (se o cálculo do nosso salário ainda fosse conforme a referência citada acima estaríamos agora com um salário base de no mínimo R$3.000,00).
No pré-PT, as escolas municipais contavam ainda com total autonomia de gestão pedagógica e administrativa pois, bastava que a escola apresentasse à Secretaria Municipal de Educação o seu "Projeto Político Pedagógico" para, se aprovado, desenvolver as atividades propostas com o total apoio da Secretaria - apoio financeiro, logístico, material e profissional - . As escolas contavam também com a presença efetiva de outros profissionais, tais como: psicólogos, orientadores educacionais, supervisores pedagógicos, assistentes sociais, médicos pediatras, dentistas, profissionais que davam apoios específicos para as atividades das bibliotecas das escolas e para as aulas de Artes e de Educação Física.
Tudo isso se foi na administração petista. Para nos desvincularmos do cálculo salarial com base nos seis salários mínimos "ganhamos" de cara 200% de aumento na administração Patrus. A partir daí, nenhum aumento real de salário até o presente momento. Pelo contrário, só tivemos perdas. De salário, de autonomia na organização pedagógica e administrativa ,(Período Escola Plural) de auto-estima; de identidade; de reconhecimento do nosso valor.
Hoje, convivemos com a "Escola Integrada" que tirou o restinho do que tínhamos de recursos e de espaço dentro da própria escola. Laboratório de Informática, Biblioteca, Quadra de Esportes... Tudo isso é da escola integrada. Não mais temos tempo, fora da sala de aula, para planejar e organizar o nosso trabalho, porque existem professoras por conta da "Intervenção Pedagógica" aos alunos com defasagem de conteúdos e essas professoras não entram no rodízio da substituição dos professores que faltam ao trabalho por motivos vários e com frequência. Portanto, nos tornamos, além de professoras da turma, professoras substitutas. Aliás, as professoras de "Intervenção Pedagógica" recebem pronto todo o material e todas as aulas a serem repassadas aos alunos atendidos por elas e, uma vez por semana, saem da escola para encontros, cursos e planejamentos aos quais, nós professoras referenciais das turmas do ensino regular, não temos acesso. Nos tornamos também funcionárias da burocracia da escola. Após a organização, a aplicação e a correção, mesmo sem tempo previsto para tal, das provas trimestrais formais e exigidas pela Prefeitura, somos nós que lançamos essas notas no Sistema da INTRANET/PBH. Pode?!
E o salário, oh! Metade do que deveria ser. Pior, a ser completado só em novembro de 2012! Ah! Tem mais. Os aposentados não terão direito à paridade salarial com os ativos. Algo que já estava assegurado por Lei.

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