quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Disciplinar ou deixar prá lá?

Há 40 anos milito diretamente na educação. Sou do time que arregaça as mangas e faz. Todos os dias, ainda hoje, lido com pré-adolescentes, em sala de aula.
Um dos maiores dilemas do professor sempre foi o manejo de classe; a disciplina da turma; o o que fazer para manter os alunos ligados na aula; com vontade de estudar; focados, enfim, atentos.
Às vezes dá vontade de desistir; deixar prá lá... "Quer estudar, estuda; não quer não, então não estude"... Mas como perder o controle se em um mesmo grupo há os alunos super interessados, estudiosos, comprometidos. Como ignorar a imaturidade desse, a agressividade daquele, a preguiça do outro, a falta de educação e de respeito destes?
Sou daquelas que sai de casa para trabalhar; com objetivos bem definidos; com atividades organizadas e não gosto de deixar prá lá. Sei o que devo fazer em sala e o que os alunos precisam, relacionado ao estudo do ano escolar, no qual atuo ( o 6º ano).
No entanto, para conseguir levar a bom termo o trabalho planejado faz-se necessário muito empenho, muita energia e segurança no manejo de classe. Determinados alunos, os mais dispersos, os menos comprometidos, os mais rebeldes precisam ser tratados com firmeza, muitas vezes são admoestados e nem sempre aceitam a chamada de atenção...
Hoje mesmo, alguns de meus alunos comentaram que um deles disse "ter pedido ao primo traficante para matar a professora porque ela (eu) o havia xingado. Como assim?! Fiquei surpresa e perplexa ao mesmo tempo. Descobri que eles não entendem a chamada de atenção como um cuidado, como uma preocupação da professora para com o desempenho escolar deles. Como não têm limites, desconhecem o tratamento gentil aos mais velhos, aos pais, aos professores, não aceitam, portanto qualquer forma de reprimenda. Encaram-na como se estivessem sendo agredidos pela professora e a solução é: "Vou pedir meu primo traficante para matar a professora".
Que triste encerrar a minha carreira dessa forma; morta porque quis o bem do aluno; preocupou-se com ele; fez de tudo para que ele participasse da aula com interesse, qualidade e foco, que resulta em aprendizagem.

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