domingo, 7 de agosto de 2011

Ai, que cansaço!

Li na "Veja" de hoje o artigo do pesquisador  e articulista da revista, Gustavo Ioschpe, sobre a " tensa relação entre famílias e escolas". Se bem entendi, o articulista afirma que, dentre outras coisas, os professores das escolas públicas preferem colocar a culpa do mal desempenho dos alunos nos pais do que admitir que o trabalho desenvolvido por eles, professores, nas escolas é que não atinge os objetivos e metas do que deveria ser o  papel da escola: ensinar a ler e a escrever. Diz ainda, literalmente, que "muitos educadores e pedagogos são, na verdade, ativistas sociais em busca de uma causa. Seu objetivo é mudar o mundo, e os alunos são apenas um veículo"...
Sei que o jornalista e pesquisador Gustavo Ioschpe tem desenvolvido um intenso e extenso trabalho de pesquisa sobre o funcionamento das escolas públicas brasileiras com o objetivo de entender e de explicar o por quê do caos pedagógico em que vivemos. Louvo-o por isso. Tão jovem e tão cheio de boas intenções. Porém, penso que não há um único motivo pelo qual até o momento o ensino brasileiro não obteve êxito.  Não há um único culpado pelo fracasso escolar nacional. E, não há por que passar a bola para este ou aquele e achar que tudo se resolve. A bola deverá estar com toda a sociedade ao mesmo tempo. Vivemos, penso eu, um problema de identidade educacional. Desde o Brasil Império que o nosso ensino instituído  não passa de cópia do que se faz em outros países. Copiamos os jesuítas, copiamos os franceses, os ingleses, os americanos, os espanhóis, os portugueses. Até os argentinos nós copiamos. Nunca fizemos, exceto as tentativas de Anísio Teixeira, que também se baseou nas propostas da escola nova, ou, mais recentemente, de Darci Ribeiro, que bebeu na fonte de Anísio Teixeira e noutros modelos internacionais, o projeto pedagógico nacional.
Como já disse acima, nosso ensino sempre foi a cópia, da cópia do que há fora e, pior ainda, com grande defasagem de tempo e conforme as ideologias e partidos políticos de plantão. Cada governo, seja municipal, estadual ou federal procura impor, na educação, a sua ideologia, pois pretende mudar, ou não, a sociedade conforme sua crença via escola , principalmente escola pública. No entanto, para o grosso da sociedade, em matéria pedagógica tanto faz dar na cabeça, quanto debaixo do chapéu; fica o dito pelo não dito e estamos conversados.
Nós professores sofremos todas essas interferências e também não temos uma opinião formada sobre qual é o melhor projeto educacional para o país. Compramos as ideias conforme elas nos chegam. Se estamos nas faculdades, percebemos mal e porcamente o que nos é ensinado; se já estamos atuando, engolimos sem mastigar o que nos impingem como modelo educacional; afinal "manda quem pode e obedece quem tem juízo".
Sendo assim, quando a política educacional é a de "mudar o mundo e os alunos são apenas um veículo" agimos para que isso se dê, se em algum momento o vento virar para ..."transmitir os conhecimento e capacidades intelectuais que darão  ao jovem as condições de exercer plenamente o seu potencial..." será essa a nossa prática. Na verdade, somos empregados do setor público, não temos autonomia de voo; trabalhamos segundo nos ensinam ou nos convencem.
Mas afinal, quem se importa com isso no Brasil? Quando, em que momento a educação e a política foram ou são pautas dos botecos, dos bares, dos salões de beleza, Brasil afora? Quem se preocupa em saber quais são as reais necessidades e dificuldades dos professores ao exercerem o seu trabalho em sala de aula? Quem se importa se o aluno está em condição de plena saúde física e emocional para assistir aulas? Que profissional da suporte ao professor quando este pede socorro, porque não sabe o que fazer ou que atitude tomar em determinada situação? Quem se preocupa, verdadeiramente, com o caos educacional em que nos encontramos? Acho que só o Gustavo Ioschpe, mesmo assim tende a ficar, na maioria das vezes, contra o professor.

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