quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Colunas de Sustentação da Tele sala

Coordenar
Avaliar
Socializar
Sintelizar
Esses são os princípios das tele aulas.
A turma se divide nessas quatro equipes: coordenação; socialização; síntese e avaliação. O trabalho de montagem das equipes pode ser iniciado a partir do estudo dos significados dos nomes de cada uma das quatro ações, eixos do funcionamento de um trabalho integrado professor/aluno, sendo o aluno, sujeito do processo ensino/aprendizagem.
O conceito de tele sala é simples, pois em qualquer lugar onde houver alunos, lá estarão os equipamentos e os recursos audio visuais que darão suporte para que as aulas aconteçam.
Portanto, é a organização da turma em equipes de trabalho que dará condição dos alunos agirem e se tornarem os condutores da própria aprendizagem.
Isto, porque, a Coordenação tem por função básica, a organização dos trabalhos da turma. A Avaliação, avalia o processo e corrige os rumos sempre que necessário. A Síntese se encarrega do registro das atividades da turma e a Integração, socializa e promove a união do grupo.
É de praxe que todos os alunos da turma, de tempo em tempo, troca de equipe, para vivenciar e adquirir as habilidades inerentes a cada uma das quatro funções. O melhor momento do rodízio será indicado pelo grupo. No primeiro módulo, principalmente, as equipes trabalharão todos os dias, cumprindo, cada uma, as tarefas inerentes à sua equipe.
Palavras geradoras de ações ou atribuições para as equipes: abstração, ação, afetividade, alternativas, alegria, valorização, superação, criatividade, cooperação, crescimento, gerência, compreensão, agilidade, humildade, comunicação, iniciativa, expressão, sensibilidade, tolerância, entusiasmo, objetividade, discernimento, parceria, responsabilidade, respeito, coerência, pertencimento, honestidade, planejamento, memória, participação,resultados,organização, clareza, dentre outras.
Integração das equipes
Ações:
- Agenda do dia
- Solução de problemas
-Organização dos grupos de trabalho
- Administração do ambiente
- Administração do tempo para cada atividade.
Reservar de quinze a vinte minutos ao final de cada aula, para que as equipes se articulem, para os trabalhos do dia seguinte.

(Por hoje é só.)

Nenhum comentário: