quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sentimento Confuso

Não sei o que se passa comigo, mas não estou feliz e nem me sinto segura com o trabalho que venho desenvolvendo neste início de ano letivo.
Estou ainda na fase do conhecimento dos meus novos alunos, mas sinto neles uma espécie de rejeição a mim. Desde o dia dois de fevereiro estamos juntos, já fiz várias tentivas e propostas de organização dos trabalhos tanto dos pedagógicos quanto os relativos a organização da rotina em sala de aula e ainda não me sinto satisfeita.
O "olho no olho" ainda não aconteceu, as atividades não fluem, já estou "batendo de frente" com alguns alunos e tudo o que proponho em sala não está sendo levado a sério, é  como se não fosse prá valer.
Uma das questões que emperram uma sala de aula é o "entra-e-sai" de alunos para a ida ao banheiro e/ou sair para tomar água.
Como sempre, os alunos mais maduros e responsáveis assimilam logo de início as regras de organização desses fatos e usam-nas com propriedade e conforme o combinado. Porém, aqueles mais imaturos demandam tanto do professor quanto da turma, mais paciência e tempo para que também eles passem a colaborar com a rotina do dia -a- dia em sala de aula.
Essa organização se faz tremendamente necessária em função do que se pretente alcançar quanto ao rendimento pedagógico da turma, mas nem todos colaboram e/ou compreendem e, com isso, o contato diário com esses alunos, torna-se penoso não só para os professores da turma, mas também para os alunos que levam os estudos a sério.
Sinto-me já sem paciência para com os alunos que demandam mais tempo e mais atenção.
Será que é a minha idade que está pesando? O que fazer? Como lidar com os alunos rebeldes? O que fazer para que estes não monopolizem a atenção da professora e interfiram negativamente no comportamento da turma de um modo geral?

Nenhum comentário: