sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Retorno

Retornei a escola depois de seis meses de "Férias-prêmio".
Nada mudou! Aliás, achei a escola mais detonada ainda do que no ano de 2009.
A porta da minha sala de aula está com a fechadura arrombada, as cortinas das três janelas estão despencando e por isso há reflexos de luz no quadro dificultando o registro das atividades pelos alunos; dois armários de aço e dois escaninhos entulham a sala. No espaço que sobra mal cabem as vinte e oito cadeiras e mesinhas dos alunos e a mesa da professora. Não tenho, com isso, a opção de trabalhar em círculo, com os alunos. Resta-me, então, dispor as carteiras em dupla, ou em grupos de quatro. Quando preciso que os alunos trabalhem individualmente e/ou nos momentos de avaliação, passo o maior sufoco para conseguir enfileirar as carteiras e nos dias de trabalho em grupo, não posso usar o quadro de giz, porque um deles tem que ficar embaixo do quadro, na  falta de outro espaço.
Os livros didáticos, no seu terceiro ano de uso, (temos que usá-los por quatro anos consecutivos) estão um molambo, aqueles que foram devolvidos pelos alunos do ano passado... A maior parte dos livros (vinte e oito ao todo) só Deus sabe por onde andam.
Nesse contexto, encerro hoje minha primeira semana com a turma de 2010. Fizemos trabalhos de reconhecimento do terreno: apresentações mútuas, socialização das identidades tanto dos alunos quanto da professora, leitura de texto para observação das habilidades já adquiridas por eles; fizemos também algumas atividades de Matemática, Números Naturais: representação, ideia de conjunto e conceitos de cardinalidade aplicados em uma série de exercícios.
De um modo geral, parece que a turma está pronta e sem maiores problemas para fazer os estudos referentes ao sexto ano de escolarização.
Estou com boa expectativa.

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