terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Mais Uma Turma que se Vai

Amanhã terei o último contato com os alunos de 2012. Chego ao final dessa etapa com uma sensação estranha; não consigo avaliar a qualidade do trabalho desenvolvido por mim com a turma, no curso do ano letivo, que ora finda.
Desde fevereiro, logo nos primeiros contatos com os alunos, percebi que interagir com eles seria difícil. Um primeiro estranhamento deles para comigo referia-se à minha idade. Tenho 58 anos completos, posso ser avó de todos eles e logo no primeiro dia de aula a pergunta inevitável apareceu: "Fessôra, quantos anos cê tem? E quando disse a minha idade houve um suspiro geral: "Nóooh!
Como este ano não foi diferente do ano que passou, começo a desconfiar que estou sofrendo o preconceito que os idosos sentem, na pele, todos os dias... O de que ser velho é um defeito imperdoável para a nossa sociedade.
O pior é que eu não me sinto velha! Tenho energia para trabalhar, gosto de estar na sala de aula, interajo bem com os pré-adolescentes, minha turma preferida de trabalho. Sempre escolho trabalhar com os alunos de 11/12 anos...
Gosto desse momento de vida deles, que é o do corte do cordão umbilical familiar; vivem o momento da descoberta de que o mundo vai muito além do portão das suas casas; de que o universo é imenso e de que há controvérsias quanto a quem criou o mundo e quanto ao primeiro ser humano que apareceu no planeta.
É o momento mágico de vida para eles ao perceberem que há pessoas de fora do círculo familiar que pensam e dizem coisas diferentes de seus pais.
Gosto de participar desse momento deles de ganhar autonomia, de pensar por conta própria, de descobrir o grupo, de se fazer gente...
Mas percebo a cada ano e este não foi diferente, que os alunos que chegam estão muito dispersos, muito envolvidos consigo mesmos e têm pouco interesse pelas propostas de estudos que a escola lhes oferece. Sequer querem ouvir o que os professores pretendem fazer pedagogicamente falando.
Não ouvindo também não discutem o que lhes é apresentado como tema de estudo. Os mais comprometidos e conscientes do que estão fazendo ali naquela sala de aula, desenvolvem as atividades propostas, sem maiores questionamentos, meio que para "ficar livre daquilo" o mais rápido possível. É comum dizerem assim: "Cabei, fessôra. Que tem mais pra fazer?
Outra parte da turma, aquela que não ouve e não se envolve com nada, continua lá, na sua carteira, pensando se vai se dispor ou não a tirar da mochila o material necessário à aula. Enquanto isso, um outro grupo sequer ocupou o seu espaço na carteira, circula pela sala, fala alto, aborrece um colega aqui, outro ali, não se importa se está ou não atrapalhando àqueles que já estão focados em seus trabalhos de estudo; a professora chamar-lhe a atenção, ou não, não faz a menor diferença; não se importa com isso, quer mesmo é perturbar, atrapalhar, brincar. Nada lhe motiva. Em qualquer trabalho ou atividade seu comportamento é sempre o mesmo e recorrente.
Isso mexe comigo, sempre. Sinto-me frustrada e incompetente ao mesmo tempo. Busco novas estratégias, novas formas de apresentar os conteúdos de estudo; recursos motivadores, assuntos pertinentes a idade deles, Mas nada. Sou e fui vencida, sempre.
Percebi, neste ano, maior afinidade dos alunos com uma professora bem mais jovem que eu, que esteve por algum tempo trabalhando os conteúdos de Arte, e, tempo depois, Educação Física. Embora ela também tivesse dificuldade com a (in)disciplina e o desinteresse de alguns, por acaso, os mesmos que não me "dão bola"...
Então? "É a velhice chegando e eu chegando ao fim"?!

Nenhum comentário: