segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Brasileira Feliz ou O Dia em que o Brasil ficou Adulto

Em 2005 iniciei o curso de especialização em "Leitura e Produção de Textos" pelo "UNIBH". Excelente curso, deu-me uma nova visão, mais moderna, do trabalho com a "Língua Portuguesa"direcionado aos meus alunos e não só isso, revi conceitos, entrei em contato com professores - mestre e doutores - de alta qualificação.
À época veio a tona as primeiras denúncias sobre o "Mensalão" do Governo Lula...
Uma das disciplinas cursadas por mim no  referido curso chamava-se "Análise do Discurso" e ao final do estudo tínhamos de produzir um trabalho de análise de textos veiculados na mídia e que refletisse algo que estivesse em voga no momento.
Então, fiz um trabalho de análise comparativa de reportagens sobre o "Mensalão" veiculadas na Revista Veja da época e no jornal "Folha de São Paulo". Em decorrência desse trabalho fui obrigada a estudar com afinco o tema e analisá-lo à luz das teorias estudadas na disciplina "Análise do Discurso".
Orgulho-me de dizer que fiz um belo trabalho a respeito ficando com a nota máxima - 100!
Por interesse meu, porque gosto de acompanhar os fatos políticos e sociais do nosso país, veiculados pela mídia: jornais, revista, rádio e televisão, continuei acompanhando tudo o que dizia respeito a esse episódio lamentável da política brasileira, tendo por protagonistas os componentes do alto escalão do governo Lula.
A ação penal foi aceita pelo Ministério Público, o Supremo Tribunal Federal a acolheu e os réus foram determinados, num total de 38. Todos envolvidos em desvio de dinheiro público para rechear a conta do Partido dos Trabalhadores e para comprar a consciência de parlamentares inescrupulosos que se venderam votando a favor do governo as medidas que lhe interessava ganhar no parlamento da Câmara dos Deputados, principalmente.
No início quase ninguém acreditava que essa Ação chegasse a termo de julgamento. O que ninguém sabia, no entanto, era do caráter imparcial da maioria dos ministros do supremo envolvidos e responsáveis pelo julgamento da Ação 470.
Dentre os ministros, um deles trabalhou mais que os outros - O Ministro Joaquim Barbosa. Responsável pela relatoria do processo, debruçou-se sobre os fatos com responsabilidade, persistência e afinco. Não deu outra. Ganhou quase todos os votos dados por ele; os réus foram julgados e condenados e hoje deu-se por terminada a Ação.
Estou feliz e orgulhosa. O Brasil, finalmente, mostra que está chegando à maturidade. Virou gente grande e, a continuar assim, gente grande e de respeito.

Nenhum comentário: