segunda-feira, 23 de maio de 2011

Professora Guerreira

Parabéns, Amanda! Você lavou a nossa alma! Segura, objetiva, sintética e irrefutável. Em poucos minutos você descreveu o nosso caos. No momento certo, para as pessoas certas você conseguiu a síntese dos 511 anos de problemas educacionais vivenciados por nós professores e ignorados por todos, sem exceção.
Num momento importante, quando a Educação está na pauta da grande mídia nacional você conquistou um espaço de fala jamais sonhado pelo mais otimista dos otimistas defensores do ensino público e/ou privado do país.
Penso que enquanto não conseguirmos que o tema educação seja "banalizado" no bom sentido, caindo na boca do povo, na conversa do bar, do salão de beleza, das ruas, não encontraremos as saídas´para esse impasse que é o nosso ensino fundamental, médio, superior, técnico e pós, pós, pós...
Precisamos inventar um sistema de ensino que tenha a nossa cara; que nos represente no que somos e no que temos de cultura, de demanda social, de ideais políticos e filosóficos.
Precisamos inventar o nosso jeito de ensinar; a nossa metodologia, o nosso currículo sem que estes sejam cópias da última moda vinda de fora.
Até o momento, desde o Brasil Colônia, copiamos os sistemas de ensino dos outros;macaqueamos suas metodologias, imitamos seus currículos e não persistimos em nada. É por isso que nada deu certo até agora.
Salário correspondente ao de outros profissionais com formação superior; escolas funcionais e equipadas; professores em tempo integral em cada unidade de ensino do país - com tempo de regência e tempo de estudo e de planejamento remunerados e na mesma escola; currículo mais enxuto, objetivo e adequado à cada faixa etária do alunado brasileiro já seria um bom começo de caminho.
Dez por cento do PIB nacional carreados para a manutenção desse sistema nacional de ensino e toda a sociedade mobilizada em prol da educação em todos os níveis  - do Infantil ao Superior.
Isso é utópico?! É sonho?!
Penso que não. Isso é perfeitamente possível e você, Amanda, já deu o ponta pé inicial.
Agora é bola prá frente. Vamos fazer esse gol... 

Nenhum comentário: