quarta-feira, 13 de abril de 2011

Um dia de Professora

Acordo às 5h, levanto, tomo banho, faço e tomo o café da manhã. Saio de casa às 6h15min. Entro no ônibus às 6n20min. Desço no ponto intermediário às 6h 40min; às 6h41min já estou dentro do ônibus que me deixará, às 6h55min, no portão da escola onde trabalho.
Entro, atravesso o pátio aberto e vou direto até minha sala de aula. Organizo as carteiras dos alunos, deixo sobre a mesa o material da primeira aula, o canetão de escrever no quadro branco e as fichas com os nomes dos alunos. O sinal toca às 7h anunciando a entrada do turno. Desço, atravesso o pátio novamente até à quadra coberta, onde encontro a minha turma.
A Coordenação Pedagógica da escola recebe os alunos com os cumprimentos, os recados e a oração do dia. Às 7h10min todas as turmas dirigem-se às suas respectivas salas de aula. Subo com meus alunos.
Os mais pontuais e responsáveis colocam-se imediatamente em seus lugares, outros permanecem fora da sala embora saibam que deveriam ter subido comigo. Aguardo por dois três minutos, fecho a porta e cumprimento a todos animada nos primeiros minutos de trabalho. Metade da turma está a postos, a outra, indecisa e dispersa, não sabe se entra ou se conversa.
Comunico, mesmo sabendo que todos têm o horário das aulas do dia, apenas como reforço e introdução, de que teremos aula de "Língua Portuguesa"; vamos dar continuidade ao trabalho de ontem quando... Percebo que todos estão dispersos, ninguém me ouve, conversam animados uns com os outros como se estivessem na pracinha da igreja. Elevo a voz em mais um cumprimento de "Bom dia"  para que percebam onde estão e por quê estão ali. Não adianta, ninguém me ouve e nem se interessa por mim. Dou início à atividade de aula assim mesmo na esperança de que vendo que a aula já começou, acalmem-se e me permitam trabalhar o assunto, já de conhecimento prévio deles. (Levaram uma tarefa para terminar em casa e eu preciso me certificar de que todos estão de posse do xerox com o exercício que deveriam ter terminado em casa.)
Olho para o relógio e percebo que mais uma vez não concluiremos a atividade iniciada na aula anterior e sem isso, impossível caminhar com o que estava planejado para hoje.
O grupo de quem entrou na sala comigo está atento, vejo que a maioria fez a tarefa de casa e me sinto satisfeita. O outro grupo continua conversando, ainda não percebeu a dinâmica daquele momento; os alunos conversam entre si. Chamo-lhes a atenção, peço silêncio, explico o que estamos fazendo e do que eu preciso para dar continuidade ao trabalho de "Construir o Calendário das Gentilezas". Tema proposto há três semanas e algumas sequências de aulas nesse sentido, mas a coisa ainda não vingou... Nesse ambiente não muito propício à boa aprendizagem, porque há muito barulho de conversas paralelas e alguns alunos (os mesmos) dispersos; concluo a aula de "Língua Portuguesa". São 8h, hora da aula de Ciências e temos que trocar de material. Alguém bate á porta. Atendo. Um aviso de que a professora de Educação Física está substituindo a uma outra colega faltosa e, portanto, eu e meus alunos não teremos Educação Física. Era o momento com o qual contava para grampear as avaliações trimestrais da semana que vem. Enfim, mil coisas são feitas nesse espaço de tempo de uma hora, em que a turma fica com outra professora. Se os alunos já estavam agitados no início do horário, com a notícia de que não terão a aula de Educação Física ficam mais agitados ainda. E eu fico com a certeza de que terei de improvisar ( coisa que  odeio) uma hora de aula, que é da responsabilidade de outra professora. Tal qual os alunos, também não fico feliz com essa situação.
Fomos para o auditório no horário que seria da aula de Educação Física. Assistimos a um filme relacionado ao texto da aula de "Língua Portuguesa", sobre "Peter Pan". Os alunos não gostaram do filme; vimos só parte dele porque não deu tempo para ver tudo. Combinamos que na próxima aula veremos outra versão para o cinema de "Peter Pan"; faremos, então, uma comparação das linguagens e das abordagens dos dois diretores, para o mesmo tema.
Às 10h20min voltamos para a sala de aula. Teríamos ainda pela frente mais uma hora de aula e dessa vez, Matemática. Iniciamos um estudo sobre Geometria, primeiros conceitos. Registramos, no quadro, conceitos retirados do dicionário sobre geometria, geométrico e geometrizar (nem sabia que a expressão geometrizar existia e que estava dicionarizada). A seguir todos receberam um xerox de diversos sólidos geométricos representados na forma plana, aberta - todas as faces e arestas e linhas pontilhadas - para serem montados como atividade de "Para Casa".
Às 11h20min, graças a Deus, para eles e para mim, tocou o sinal e todos saíram correndo da sala de aula...
Eu, finalmente, tive sossego para guardar o meu material de trabalho no armário, trancar a porta e terminar frustrada e infeliz mais um dia de trabalho.
Em nenhum dos momentos citados acima, desde as 7h, consegui um instante sequer de trabalho tranquilo  com meus alunos; em qualquer situação: no início do horário, no meio, antes ou depois do recreio, antes ou depois de uma aula mais "leve", vendo um filme ou ouvindo uma história; fazendo um trabalho intelectual ou manual; em nenhum momento consigo deles silêncio, foco, atenção, motivação, interesse, trabalho sem briga, sem voz elevada para me fazer ouvir.
Parte da turma está sempre agitada. E os alunos mais desatentos e sem compromisso são os mesmos. Um grupo de seis em vinte e oito.
Não há nada que os convença da necessidade de se criar e manter um ambiente adequado ao trabalho intelectual , que é o de ensinar/aprender.
Nas conversas que já mantive com as famílias desses alunos percebo, invariavelmente, que também elas não sabem o que fazer com os filhos; perderam as rédeas, não têm autoridade sobre eles e isso se reflete na sala de aula . Quando os pais não sabem mais o que fazer com os filhos pouco se consegue desse aluno na escola. E, se não há a cobrança e o acompanhamento da família em casa, o trabalho do professor, na escola, se torna inócuo, sem efeito, sem sentido e sem valor.

Nenhum comentário: