quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Matriz Curricular da Língua Portuguesa

Andei lendo nesses dias de "Férias-prêmio", um material disponível no portal do MEC, sobre as avaliações que vêm sendo feitas pelo governo, do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas e privadas, do nosso país.
Segundo  considerações dos mentores do SAEB ,(Sistema de Avaliação do Ensino Brasileiro) as avaliações do desempenho escolar do alunado brasileiro, concebidas e levadas a efeito periodicamente nos últimos anos, têm por base uma "Matriz Curricular" que leva em conta duas dimensões: o objeto do conhecimento (Língua Portuguesa e as Linguagens Matemáticas) e as competências referentes a ambas.
Quanto à Língua Portuguesa, destaco as competências e as habilidades  avaliadas no 5º ano de escolaridade do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio.
Os quesitos da avaliação em Língua Portuguesa distribuem-se em seis tópicos e  em cada um deles, seguindo uma ordem crescente de aprofundamento, as habilidades concernentes.
Assim, tem-se:
Tópico I - Procedimentos de Leitura
1- Localizar informações explícitas em um texto dado.
2- Inferir o sentido de palavras ou expressões nos textos lidos.
3- Inferir a informação implícita em texto lido.
4- Identificar o tema de um texto lido.
5- Distinguir fatos de opiniões relativas aos textos lidos.
Tópico II- Implicações do Suporte, Gêneros e/ou Enunciados na Compreensão de Textos
1- Interpretar textos com o auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, fotos,etc).
2- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Tópico III - Relação entre textos
1- Reconhecer as diferentes formas de tratar uma informação.
2- Comparar textos do mesmo tema.
3- Perceber como o texto foi produzido; as circunstâncias dessa produção e como será recebido.
4- Reconhecer posições distintas sobre um mesmo fato.
Tópico IV - Coerência e Coesão no Processamento do Texto
1- Estabelecer relações entre partes do texto; identificar repetições e substituições que permitem a    
    continuidade do texto.
2- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
3- Estabelecer a relação causa/consequência entre  partes e  elemento do texto.
4- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
5- Identificar a tese de um texto.
6- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
7- Diferenciar as partes principais e as secundárias de um texto.
Tópico V- Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
1- Identificar efeitos de ironia e humor em textos variados.
2- Identificar efeitos de sentido decorrentes da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
3- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Tópico VI- Variação Linguística
1- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Há ainda no material pesquisado comentários pertinentes a cada descritor e/ou conteúdos/habilidades necessárias a qualquer leitor/escritor proficiente da Língua, no caso, a Língua Portuguesa.
Porém, enquanto lia e concordava com o que lia pensava na dificuldade que é para um professor colocar em prática tudo o que a teoria  recomenda, mesmo que pertinente.
A meu ver, o maior problema do ensino/aprendizagem atual é a falta de interesse do aluno pelo estudo em si.
Estudar um texto, desconstruindo-o para entender por completo como se deu a sua construção e toda a sua estrutura, requer do aluno não só a vontade de estudar, mas esforço, concentração, foco, persistência, domínio do corpo e trabalho físico e mental.
Esses elementos geralmente são encontrados nos alunos com certa estrutura emocional e social, bem como naqueles que trazem o "bichinho" do gosto pelo estudo na genética.
Oportunamente, faremos comentários a respeito da "Matriz Curricular de Matemática".

Nenhum comentário: