quarta-feira, 17 de junho de 2009

Economia de "palitos de fósforos"

Diz o dito popular : a "economia é a base da porcaria". Em tempos de escândalos e mais escândalos no Senado Federal por causa do mal uso do dinheiro público , saber da relação Senadores/funcionários da Câmara Alta do país 81 para 8.000... Uhum! Chega a doer só de pensar na economia que o poder público municipal anda fazendo na Educação atual.
Houve um tempo em BH que o cálculo do número de funcionários por escola (professores, coordenadores e auxiliares de serviço, por exemplo) era feito em função do número de turmas por turno.
Assim, se a escola tivesse até 16 turmas por turno teria o direito a ter em seu quadro de funcionários: um regente de classe para cada turma, dois professores para as aulas de Educação Física, dois professores para as aulas de Artes, um professor para aula de Literatura, dois professores, chamados eventuais, específicos para assumir as turmas dos professores faltosos do dia, um professor para ministrar as aulas de "Reforço Escolar" no contra turno, sendo possível mais de um, conforme a necessidade de cada escola, um orientador educacional, um supervisor pedagógico, o diretor e o vice, os funcionários da limpeza e da merenda escolar conforme o número de turmas da escola.
Cada escola contava ainda com outros serviços de apoio aos alunos tais como: gabinete dentário montado na escola para atender às necessidades primeiras dos alunos, bem como fazer o trabalho profilático em favor da saúde bucal deles; médico pediatra que fazia uma avaliação anual da saúde da meninada e encaminhava os casos mais graves para os tratamentos necessários, na rede hospitalar do município; serviço de acompanhamento psicológico, social e pedagógico aos professores, alunos e seus familiares. Esses profissionais se distribuíam em grupos e atendiam quinzenalmente às escolas municipais. Todos pertenciam ao quadro da educação municipal uns trabalhando diretamente em cada unidade escolar da Rede e outros atendendo a um grupo determinado de escolas, por região.
Mudanças ideológicas e partidárias na administração municipal determinaram a perda desses profissionais e da organização do quadro de funcionários por escola.
Em nome de "mais verbas para a educação, política sindical inclusive", tudo se perdeu... Da organização curricular à organização e autonomia das escolas para construir os seus "Projetos Políticos Pedagógicos".
Ah! Que saudade da Professora e Ex-secretária Municipal de Educação, Maria Lisboa.
Éramos felizes e não sabíamos.

Nenhum comentário: