segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Múltiplas Variáveis

No meu primeiro texto, neste espaço, tive a oportunidade de dizer que sinto necessidade de ver a sociedade brasileira, a imprensa em particular, discutindo mais os temas relacionados à educação escolar, aquela que acontece todos os dias, pela manhã e à tarde, nas salas de aula, em todo o território nacional. É um movimento constante, de segunda à sexta-feira, envolvendo milhões de brasileiros: alunos, professores e familiares destes. Esse fenômeno social e rotineiro é grande demais para passar assim quase que despercebido... Se pensarmos que a culinária, a saúde, os cuidados estéticos, a forma física recebem páginas e páginas dos jornais, revistas; espaços na televisão e no rádio a partir das entrevistas que são dadas pelos especialistas de cada área, torna-se mais curioso ainda pensar que a educação escolar não tem sequer um décimo do mesmo enfoque. Por que será?
A todo momento os pais, tanto dos alunos das escolas públicas quanto os dos alunos das escolas particulares, são chamados a participar mais da vida escolar dos filhos: acompanhá-los no famoso "Para Casa", nas pesquisas de temas variados, segundo cada escola e professor... Mas será que eles estão preparados para essas tarefas? Conhecem a escola dos filhos, dominam o "linguajar" da escola? Têm noção, pequena que seja, das diversas teorias e ideologias que transitam pelas salas de aula brasileiras? Então pergunto: _Que setor da sociedade poderia mediar essa relação se não a mídia? E por que não faz isso?
As notícias sobre a educação que temos acesso, via veículos de informação, ou dizem respeito às múltiplas avaliações do ensino/aprendizagem, realizadas pelo governo, ou à violência que graça nas salas de aula... Mas por que é/está assim? Por que o ensino brasileiro vai mal? Em que condições alunos, professores e respectivas famílias vivem e quais as interferências disso nos resultados da sala de aula? Por que a educação brasileira se pauta sempre pelos modelos estrangeiros. Por que não fomos capazes ainda de organizar a educação que fazemos conforme a nossa "cara", a nossa cultura, os nossos valores? E, finalmente, por que nós brasileiros valorizamos tão pouco a educação escolar? Por que dizemos a todo o momento que "estudar é chato"; que a escola não ensina nada? Não serão mentiras, que de tão repetidas tornaram-se verdades?

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