segunda-feira, 29 de setembro de 2008

1º Dia - Quem sou eu

Sou professora do ensino fundamental há 13 anos, mas trabalho na Educação e com a Educação há mais de 30.
Gosto de tudo o que diz respeito ao ensino aprendizagem: livros, artigos, congressos, seminários, novidades que possam interferir nos resultados dos trabalhos com os alunos em sala de aula.
Atualmente estou trabalhando com uma turma do final do 2º ciclo de uma escola municipal em BH; escola da periferia; meninos e meninas pré-adolescentes. São ativos, carinhosos, mas também complicados quanto à disciplina durante as aulas e, principalmente, quanto à motivação (quase nenhuma)para estudar. Embora já tenham entre 11/12/13 anos de idade, apresentam um nível de leitura/escrita equivalente ao das crianças de início de escolarização. Às vezes, ou quase sempre, sinto-me perdida, confusa quando ao que fazer em sala de aula/ Como trabalhar e obter bons resultados, ficar satisfeita se me deparo todos os dias com “n” variáveis interferindo nesse trabalho? Qual é o meu limite? Até onde a satisfação com os resultados do meu trabalho só depende de mim?
Considero-me uma pessoa tecnicamente bem preparada para exercer a minha profissão, além do gosto que por ela nutro. Sou graduada em Pedagogia e em Letras; fiz, recentemente, uma especialização em “Leitura e Produção de Textos”; mesmo assim, sinto que o que sei ainda não é o suficiente para atender às necessidades (aprendizado dos conceitos básicos de leitura/escrita/matemática/geografia/história/ciências) dos meus alunos. As defasagens de conhecimentos com que chegam ao final do 2º ciclo (antiga 5ª série ) são enormes.
Por isso, é comum que eu saia da sala de aula muito frustrada, cansada, infeliz mesmo, sem ânimo para continuar…
Este é o meu primeiro artigo como blogueira. Não domino quase nada da ferramenta eletrônica (recursos disponíveis, linguagem mais adequada, etc)… Só sei que sinto necessidade de conversar a respeito do meu ofício; trocar idéias sobre livros, recursos didáticos possíveis ou mesmo só “fofocar sobre”. Pessoas do meio e/ou fora dele são bem vindas.
Aguardo!

Nenhum comentário: