quarta-feira, 25 de abril de 2012

Minha Tia e Professora

Fui alfabetizada por minha tia, irmã de meu pai, na década de 60. Era uma professora intuitiva: animada, criativa, segura do método de alfabetizar, alegre, responsável e feliz, muito feliz em sala de aula.
Lembro-me da Cartilha "Lili, Lalau e o Lobo". Lembro-me dos Contos Infantis: "O Patinho Feio", "Cinderela", "Soldadinhos de Chumbo" e tantos outros.
Tornei-me adulta e professora. Foi com minha tia, na escola onde ela trabalhava, que entrei pela primeira vez numa sala de aula, agora eu também, professora!
Trilhei outros caminhos na Educação; tornei-me Supervisora Pedagógica, Diretora e novamente Professora, meu cargo atual.
À época, foi com grande surpresa que recebi a notícia de que minha tia iria se aposentar. Tive pena dela e dos alunos... Como, tia! Você vai parar de trabalhar? Deixar de fazer algo de que você gosta tanto e faz tão bem... E ele calmamente respondeu-me:

_ Já não tenho mais tanta energia e não consigo mais interagir com meus alunos... Meu tempo passou.

Pois é! Meu tempo passou...
Essa foi mais uma das tantas lições que aprendi com ela, que soube parar no momento certo.
Eu também vou parar e vou parar antes que a minha energia e a minha saúde acabem de vez. Chegou a hora e o momento é agora. Deixo tudo: alegria, entusiasmo, vibração, realização pessoal e profissional, mas e sobretudo deixo a convicção de que um dia a educação brasileira terá a sua própria identidade e uma "cara" que reflita a alma dos brasileiros.  Ou será esse mais um um ledo engano?

Nenhum comentário: