Durante os quatro dias de formação dos professores da RME/PBH, participantes do "Projeto Aceleração de Estudos, parceria com a "Fundação Roberto Marinho", os professores representantes da Fundação seguiram para a nossa formação, a mesma metodologia para a qual estamos sendo formados, ou seja, já estamos vivenciando o que deveremos aplicar futuramente.
Sendo assim, iniciamos cada dia de formação a partir da exposição do roteiro de trabalhos do dia:
- Acolhida
- Roda de Conversa: pácto de convivência
- Reflexão sobre o eixo temático do dia
- Trabalho com as equipes: reflexão e construção das mesmas
- Palestra sobre Avaliação
- Roda para a avaliação dos trabalhos do dia
- Dez minutos finais de organização das equipes para os trabalhos do dia seguinte.
Entremeou sua palestra, dando-lhe, com isso, um caráter bastante informal, de casos pessoais e, entre um caso e outro, a professora fundamentava teoricamente o ato de AVALIAR.
Sendo assim, a professora destacou, dentre outros, os seguintes aspectos referentes a avaliação:
- Evolução do Conceito de Avaliação
Avaliar = Medir.
Foi o tempo da Mensuração.
Segunda geração: anos 30/40/50
Avaliar = Descrever.
Os objetivos da aprendizagem foram alcançados?
Foram tempos das avaliações: Diagnósticas - Formativas - Somativas.
Terceira geração: anos 60/70/80/90
Avaliar = Julgar.
_O que é um bom aluno?
Quarta geração: anos atuais
Avaliar = Negociar.
_O que é um aluno excelente?
_Quais são os critérios para se estabelecer essa excelência?
_Quem os estabeleceram?
O resultado disso tudo é que lidamos hoje com as seguintes questões:
- Mérito
- Relevância
- Negociação
- STAKEHOLDERS - INTERESSADOS
Mudança de Paradigma na Avaliação
Evento X Processo
Medo X Coragem
Boletim de Notas X Registro de Anotações
Autoritarismo X Participação
Secreta X Transparente
Arbitrária X Criteriosa
Metas de Avaliação
Verifica até que ponto uma avaliação é:
1- Útil em guiar decisões.
2- Prática na condução.
3- Ética em lidar com pessoas e organizações.
4- Tecnicamente confiável.
Padrões Universais da Avaliação
- Utilidade
- Viabilidade
- Ética
- Precisão
- Escala conceitual de 1 a 5 tem-se:
4 para 9
3 para 8
2 para 7
1 para 6
REFLEXÕES SOBRE O AVALIAR, HOJE.
O elogio se faz em voz alta.
A crítica se faz em voz baixa para que o outro não se sinta humilhado.
Os instrumentos de avaliação têm que ser precisos.
Há que ter bom senso, sempre.
A sensibilidade humana no ato de avaliar é imprescindível
Continuaremos amanhã.
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