sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Evolução do Conceito de Avaliação

Conforme o prometido, retomo a síntese do curso de formação de professores promovido pela PBH/FRM.
Durante os quatro dias de formação dos professores da RME/PBH, participantes do "Projeto Aceleração de Estudos, parceria com a "Fundação Roberto Marinho", os professores representantes da Fundação seguiram para a nossa formação, a mesma metodologia para a qual estamos sendo formados, ou seja, já estamos vivenciando o que deveremos aplicar futuramente.
Sendo assim, iniciamos cada dia de formação a partir da exposição do roteiro de trabalhos do dia:
  • Acolhida
  • Roda de Conversa: pácto de convivência
  • Reflexão sobre o eixo temático do dia
  • Trabalho com as equipes: reflexão e construção das mesmas
  • Palestra sobre Avaliação
  • Roda para a avaliação dos trabalhos do dia
  • Dez minutos finais de organização das equipes para os trabalhos do dia seguinte.
A palestra sobre Avaliação foi proferida pela professora Tereza Penafirme, Doutora em Avaliação.
Entremeou sua palestra, dando-lhe, com isso, um caráter bastante informal, de casos pessoais e, entre um caso e outro, a professora fundamentava teoricamente o ato de AVALIAR.
Sendo assim, a professora destacou, dentre outros, os seguintes aspectos referentes a avaliação:
  1. Evolução do Conceito de Avaliação
          Primeira geração, início do século XX
          Avaliar = Medir.
          Foi o tempo da Mensuração.
         
         Segunda geração: anos 30/40/50
          Avaliar = Descrever.
         Os objetivos da aprendizagem foram alcançados?
         Foram tempos das avaliações: Diagnósticas - Formativas - Somativas.
         
         Terceira geração: anos 60/70/80/90
         Avaliar = Julgar.
         _O que é um bom aluno?
        
         Quarta geração: anos atuais
          Avaliar = Negociar.
         _O que é um aluno excelente?
         _Quais são os critérios para se estabelecer essa excelência?
         _Quem os estabeleceram?

O resultado disso tudo é que lidamos hoje com as seguintes questões:
  • Mérito
  • Relevância
  • Negociação
  • STAKEHOLDERS - INTERESSADOS
A saber: funcionou bem; quais foram os recursos utilizados;como foi quanto a relevância; qual foi o impacto causado; como os alunos sairão do curso?

Mudança de Paradigma na Avaliação

Evento X Processo
Medo X Coragem
Boletim de Notas X  Registro de Anotações
Autoritarismo X  Participação
Secreta X Transparente
Arbitrária X Criteriosa

Metas de Avaliação
Verifica até que ponto uma avaliação é:
1- Útil em guiar decisões.
2- Prática na condução.
3- Ética em lidar com pessoas e organizações.
4- Tecnicamente confiável.

Padrões Universais da Avaliação
  • Utilidade
  • Viabilidade
  • Ética
  • Precisão
  • Escala conceitual de 1 a 5 tem-se:
5 para 10
4 para 9
3 para 8
2 para 7
1 para 6

REFLEXÕES SOBRE O  AVALIAR, HOJE.

O elogio se faz em voz alta.
A crítica se faz em voz baixa para que o outro não se sinta humilhado.
Os instrumentos de avaliação têm que ser precisos.
Há que ter bom senso, sempre.
A sensibilidade humana no ato de avaliar é imprescindível

Continuaremos amanhã.

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