quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Padrão no Caos

Todos os dias, ao chegar em casa do trabalho, ouço do meu marido aquela pergunta clássica: "E aí, tudo bem? Digo a ele que sim, tudo normal. Então ele pensa que o meu dia foi melhor do que o dia anterior. Explico a ele que não! Trabalho sempre no mais absoluto caos: barulho, conversa, dispersão... Os alunos não conseguem focar no que estão fazendo. Conversam e riem e contam casos e brigam uns com os outros e observam o que se passa fora da sala de aula e copiam as atividades do quadro. Um ou outro participa realmente da aula perguntando, dando opiniões ou dizendo o que já sabe sobre o assunto abordado.
Não importa como estejam dispostos na sala: se em grupo, em dupla ou sozinhos. O comportamento é sempre o mesmo. Ignoram-me, conversam uns com os outros, riem muito e alto e, muitas vezes se agridem verbalmente.
Não há conversa sobre o respeito que se deve ter com o outro, o tratamento respeitoso ao colega, aos funcionários, aos professores... Não há combinados que sejam cumpridos ou recursos que capturem o interesse dos alunos durante as aulas.
Numa turma de 28, como a que tenho atualmente, 1/4 é focado, interessado, responsável, 1/4 não sabe o que está fazendo ali e o restante, dança conforme a música: faz quando é exigido, se não o é, não faz; espera o professor implorar para que tire o caderno, abra o livro, leia o texto, dê uma solução razoável ao problema proposto; capriche no raciocínio para a resolução da atividade do momento.
Na fritada dos ovos, saio da sala de aula, invariavelmente, com a sensação de que sobrevivi a mais um dia de caos.

Nenhum comentário: