quarta-feira, 9 de março de 2011

O MUNDO GIRA, SABIA?!

Há vinte, trinta anos a PBH fazia o calendário escolar da RME e as escolas  o seguiam sem questionar. No final dos anos oitenta, início dos noventa, com o advento da "democracia nas escolas": eleição direta para diretores , fim da "supervisão pedagógica", eleição por seus pares dos "coordenadores escolares", fim da seriação e implantação dos "Ciclos de Formação do Aluno", passamos nós, "Comunidade Escolar", (professores, alunos, funcionários, direção e pais dos alunos) a nos ocuparmos do "Calendário Escolar". À Prefeitura cabia somente determinar o início e o fim do ano letivo; à Comunidade Escolar, em Assembleia, competia definir, conforme legislação federal, o total de dias letivos e de dias escolares a serem cumpridos pelas escolas da RME. Cada escola definia o seu calendário incluindo-se aí os famosos recessos escolares. A "Semana do Professor", vulgo "Semana do Saco Cheio", veio dessa época e permanece ainda hoje.
Com o tempo,  novos políticos e consequentemente novas políticas e muitas, muitas avaliações de desempenho pedagógico dos alunos  depois, descobriu-se que a RME mergulhara no caos da desorganização e falta de rumo.
Então, novas ordens: nada de "subir horário" quando falta professor e mandar o aluno pra casa mais cedo; nada de professor eventual para suprir as constantes faltas de professores ao serviço; nada de tempo para reuniões ( estéreis ) pedagógicas; nada de dispensar o aluno mais cedo sob qualquer alegação...
Agora, o que está em voga é: planejamento do trabalho com base na "Matriz Curricular da PBH"; desenvolvimento das CAPACIDADES/HABILIDADES dos alunos; nada de "perder tempo" com questões de indisciplina do aluno; o foco é no PEDAGÓGICO. É prá isso que a escola serve. A ESCOLA ensina e o ALUNO aprende.
Ufa! Até que enfim! Será?!
Quem foi que descobriu o BRASIL?!...
Ah! O Calendário Escolar? Está nas "mãos" da PBH outra vez, uai! E de quem mais, não é mesmo? 

Nenhum comentário: