domingo, 16 de fevereiro de 2014

Não há verba

No dia três de fevereiro retornei à minha escola das férias de final de ano. Primeiro encontro entre os professores e a direção da escola.

Todos alegres, felizes, animados, mas nem tanto!

Inicialmente tomamos conhecimento da continuidade do projeto chamado "PROERD", destinado aos alunos do 5º Ano. É uma parceria entre a "Polícia Militar" de Minas Gerais e as Escolas Públicas. Visa discutir, informar e conscientizar os alunos, dessa faixa etária, sobre as drogas e suas consequências na vida dos usuários e o seu entorno.

Embora o projeto seja considerado exitoso, tivemos a confirmação do quanto sua continuidade depende de uns poucos policiais abnegados. Tanto quanto os projetos da escola, também não há verba e nem pessoal disponível para o projeto em questão. Uma pena!

A diretora nos disse, a seguir, que o "Caixa" da escola está vazio. Não podemos planejar nenhuma atividade extra classe que dependa de verba. Assim as excursões, as oficinas pedagógicas, os cursos para os professores, dentre outros projetos, ficam em "banho Maria" até segunda ordem.

Os livros didáticos também não chegaram em número suficiente para todos os alunos do 6º Ano. Minha turma "sobrou". Como sou previdente e guardo sempre os livros a serem substituídos, usarei os livros antigos até chegarem os novos, isto se chegarem.

Na fritada dos ovos e como sempre contaremos para nossas aulas com o nosso conhecimento, a boa vontade dos alunos, o espaço sala de aula, mesas e cadeiras, quadro e (giz) pincel para quadro branco...

Ah! o Kit escolar dos alunos foi reduzido à metade. Serão enviados alguns itens para os alunos mais necessitados. Ou seja, o que já foi farto e para todos, desta vez será minguado e para alguns.

Motivo? Não há verba. Explicação? Nenhuma.