quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Padrão no Caos

Todos os dias, ao chegar em casa do trabalho, ouço do meu marido aquela pergunta clássica: "E aí, tudo bem? Digo a ele que sim, tudo normal. Então ele pensa que o meu dia foi melhor do que o dia anterior. Explico a ele que não! Trabalho sempre no mais absoluto caos: barulho, conversa, dispersão... Os alunos não conseguem focar no que estão fazendo. Conversam e riem e contam casos e brigam uns com os outros e observam o que se passa fora da sala de aula e copiam as atividades do quadro. Um ou outro participa realmente da aula perguntando, dando opiniões ou dizendo o que já sabe sobre o assunto abordado.
Não importa como estejam dispostos na sala: se em grupo, em dupla ou sozinhos. O comportamento é sempre o mesmo. Ignoram-me, conversam uns com os outros, riem muito e alto e, muitas vezes se agridem verbalmente.
Não há conversa sobre o respeito que se deve ter com o outro, o tratamento respeitoso ao colega, aos funcionários, aos professores... Não há combinados que sejam cumpridos ou recursos que capturem o interesse dos alunos durante as aulas.
Numa turma de 28, como a que tenho atualmente, 1/4 é focado, interessado, responsável, 1/4 não sabe o que está fazendo ali e o restante, dança conforme a música: faz quando é exigido, se não o é, não faz; espera o professor implorar para que tire o caderno, abra o livro, leia o texto, dê uma solução razoável ao problema proposto; capriche no raciocínio para a resolução da atividade do momento.
Na fritada dos ovos, saio da sala de aula, invariavelmente, com a sensação de que sobrevivi a mais um dia de caos.

sábado, 15 de outubro de 2011

Sugestão de Unidade Didática

Tema: O RURAL E O URBANO NA REGIÃO SUDESTE

I- JUSTIFICATIVA

Vivemos em Belo Horizonte, capital de um dos grandes Estados brasileiros, Minas Gerais, pertencente à Região Sudeste do país. São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo também compõem essa mesma região.

Apenas Minas Gerais, dos quatro estados da Região Sudeste, situa-se mais para o interior do Brasil. Os outros são estados litorâneos. Isso os torna muito atrativos, do ponto de vista turístico, porque oferecem o mar e a praia como opção de lazer.

Minas Gerais, estado montanhoso por natureza e interiorano por característica física, representa o que há de mais puro da cultura rural ou do campo. Embora apresente, também, todas as características dos estados desenvolvidos, industrializados e modernos.

Entretanto, como vamos pesquisar para a “Feira de Cultura” desse ano “O Rural e o Urbano” na Região Sudeste, destacaremos alguns elementos do campo e da cidade que predominam nas capitais dos estados da região: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.

II- Objetivo Geral
Mostrar, por meio de apresentação de trabalhos, exposição de maquetes e danças características, o resultado das pesquisas feitas sobre o “Rural e o Urbano na Região Sudeste.

III- Objetivos Específicos:

• Pesquisar sobre o que distingue de um modo geral o rural, do urbano.
• Caracterizar a região Sudeste no seu aspecto rural e no seu aspecto urbano.
• Montar uma “Linha de Tempo” que evidencie as transformações no espaço urbano das capitais dos estados da Região Sudeste, nestes últimos 30 anos.
• Montar uma “Linha de Tempo” que evidencie as transformações no espaço rural dos estados da Região Sudeste, nestes últimos 30 anos.
• Pesquisar, ensaiar e mostrar, no dia da “Feira”, as músicas e as danças contemporâneas dos adolescentes e dos jovens que habitam as capitais do Sudeste brasileiro.

IV- Culminância
1) Apresentar e/ou expor os trabalhos de pesquisa sobre “O Rural e o Urbano da Região Sudeste”.

2) Mostrar as danças/músicas contemporâneas da Região, no dia da "Feira de Cultura".

TRABALHO DO ALUNO - ( Preparativo para a montagem dos trabalhos a serem expostos/apresentados)
Tema: O RURAL E O URBANO NA REGIÃO SUDESTE

Trabalho de Pesquisa

Esta pesquisa a ser feita por você nos dará o suporte de que precisamos para organizar os trabalhos que serão expostos e apresentados no dia ... , durante a “Feira de Cultura” da escola. Portanto, faça-o bem feito e com muito entusiasmo. Assim, nossa turma brilhará!

Uma parte da pesquisa poderá ser feita no próprio livro de Geografia, nas páginas 168 a 190 – Unidade 6 – A CIDADE E O CAMPO.

Então, mãos a obra!

Pesquise e responda em folhas retiradas do seu caderno de Geografia. Faça uma capa e ilustre o seu trabalho. Identifique-o, também.

1) Qual é o significado da palavra rural? Pesquise no dicionário.

2) Qual é o significado da palavra urbano? Pesquise no dicionário.

3) Leia com atenção os textos e as ilustrações da unidade 6 do livro de Geografia, páginas 168 a 190. Essa leitura dará a você todos os elementos necessários a organização do seu trabalho e da nossa participação na “Feira de Cultura”.

4) Como o tema do nosso trabalho é “O RURAL E O URBANO NA REGIÃO SUDESTE” , você fará uma pesquisa sobre a “REGIÃO SUDESTE BRASILEIRA”. Utilize para tal: jornais, revistas, livros e a INTERNET.
Atenção!
Para a sua pesquisa sobre a região Sudeste do Brasil, siga o roteiro abaixo.

1) Quais são os Estados que fazem parte da Região Sudeste brasileira?

2) O que caracteriza cada um desses estados: extensão geográfica, população, desenvolvimento econômico, desenvolvimento agrário, religião e formas de lazer.

3) Leia e escreva um pouco sobre cada um dos aspectos citados acima, referentes aos estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

4) Como são as condições de vida (moradia, trabalho, escolas, postos de saúde e lazer) nas capitais desses estados: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Vitória.

5) Quais são os maiores problemas enfrentados por essas cidades, atualmente?

6) É BOM MORAR NA CIDADE? POR QUÊ?
7) É BOM MORAR NO CAMPO? POR QUÊ?

Data de Entrega do trabalho, que deverá ser escrito com letra cursiva e a caneta preta ou azul: ___/___/__

BIBLIOGRAFIA
Projeto Araribá, Geografia, 5ª série, pág.168 a 190
http//www.brasilescola.com/brasil/rural-urbano-sudeste.htm

Professor

Professor

O professor disserta
sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
cansado das canseiras da vida.
O professor vai sacudi-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz
com medo de acordá-lo.

Autor: ANDRADE, Carlos Drummond
Livro: A Senha do Mundo, pág 41, RECORD.

No "Dia do Professor", que leitura você faz do poema do genial Drummond? Só ele para estar tão atualizado, não?!