segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Retorno ao trabalho

Semana que vem, dia 01 de fevereiro, retornarei ao meu trabalho. Ainda não me sinto totalmente recuperada da cirurgia de ombro que fiz, mas como sou canhota, penso que poderei trabalhar, mesmo que sentindo dor e com alguma limitação de movimentos do braço e ombro direitos. Meu médico disse-me que já que eu desejo retornar ao trabalho, talvez isso ajude na minha recuperação total.
Estou afastada desde setembro de 2010. Tive pouquíssimos contatos, desde então, com minha escola. Não sei como se deu o encerramento do ano letivo e muito menos com se planejou o retorno para 2011. Voltarei "no escuro"...
Digo isso, porque é no final de cada ano letivo que se delineia como será o seu ano seguinte: que turma lhe será confiada, em que área de trabalho você atuará, quem do grupo atuará na coordenação pedagógica, visto que há vaga para que um dos professores, se eleito for por seus pares, atue como coordenador pedagógico, ficando, dessa forma, fora da regência de turma.
Provavelmente serei encaixada em uma das turmas do 6º ano. Gosto de trabalhar com os alunos de 11/12 anos e meus colegas sabem disso. Então, de certo modo, estou preparada para receber uma turma do 6º ano.
Minha expectativa é grande. Estou com saudades do meu trabalho, de ter uma atividade fora de casa, de ter contato com meus colegas, de encarar novamente, o ser professora, mesmo sabendo das possíveis e enormes dificuldades que certamente virão: alunos com severas defasagens de conteúdos, desorganização pedagógica da escola, indisciplina dos alunos, falta de apoio dos pais, indecisão minha, não saber como agir, como conduzir meu trabalho diante de tantas variáveis fora do padrão, fora do esperado, fora do necessário a um trabalho pedagógico eficiente e condizente com a faixa etária dos alunos.
Enfim, vamos lá! Estou contente de poder retornar.