quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sentimento Confuso

Não sei o que se passa comigo, mas não estou feliz e nem me sinto segura com o trabalho que venho desenvolvendo neste início de ano letivo.
Estou ainda na fase do conhecimento dos meus novos alunos, mas sinto neles uma espécie de rejeição a mim. Desde o dia dois de fevereiro estamos juntos, já fiz várias tentivas e propostas de organização dos trabalhos tanto dos pedagógicos quanto os relativos a organização da rotina em sala de aula e ainda não me sinto satisfeita.
O "olho no olho" ainda não aconteceu, as atividades não fluem, já estou "batendo de frente" com alguns alunos e tudo o que proponho em sala não está sendo levado a sério, é  como se não fosse prá valer.
Uma das questões que emperram uma sala de aula é o "entra-e-sai" de alunos para a ida ao banheiro e/ou sair para tomar água.
Como sempre, os alunos mais maduros e responsáveis assimilam logo de início as regras de organização desses fatos e usam-nas com propriedade e conforme o combinado. Porém, aqueles mais imaturos demandam tanto do professor quanto da turma, mais paciência e tempo para que também eles passem a colaborar com a rotina do dia -a- dia em sala de aula.
Essa organização se faz tremendamente necessária em função do que se pretente alcançar quanto ao rendimento pedagógico da turma, mas nem todos colaboram e/ou compreendem e, com isso, o contato diário com esses alunos, torna-se penoso não só para os professores da turma, mas também para os alunos que levam os estudos a sério.
Sinto-me já sem paciência para com os alunos que demandam mais tempo e mais atenção.
Será que é a minha idade que está pesando? O que fazer? Como lidar com os alunos rebeldes? O que fazer para que estes não monopolizem a atenção da professora e interfiram negativamente no comportamento da turma de um modo geral?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Retorno

Retornei a escola depois de seis meses de "Férias-prêmio".
Nada mudou! Aliás, achei a escola mais detonada ainda do que no ano de 2009.
A porta da minha sala de aula está com a fechadura arrombada, as cortinas das três janelas estão despencando e por isso há reflexos de luz no quadro dificultando o registro das atividades pelos alunos; dois armários de aço e dois escaninhos entulham a sala. No espaço que sobra mal cabem as vinte e oito cadeiras e mesinhas dos alunos e a mesa da professora. Não tenho, com isso, a opção de trabalhar em círculo, com os alunos. Resta-me, então, dispor as carteiras em dupla, ou em grupos de quatro. Quando preciso que os alunos trabalhem individualmente e/ou nos momentos de avaliação, passo o maior sufoco para conseguir enfileirar as carteiras e nos dias de trabalho em grupo, não posso usar o quadro de giz, porque um deles tem que ficar embaixo do quadro, na  falta de outro espaço.
Os livros didáticos, no seu terceiro ano de uso, (temos que usá-los por quatro anos consecutivos) estão um molambo, aqueles que foram devolvidos pelos alunos do ano passado... A maior parte dos livros (vinte e oito ao todo) só Deus sabe por onde andam.
Nesse contexto, encerro hoje minha primeira semana com a turma de 2010. Fizemos trabalhos de reconhecimento do terreno: apresentações mútuas, socialização das identidades tanto dos alunos quanto da professora, leitura de texto para observação das habilidades já adquiridas por eles; fizemos também algumas atividades de Matemática, Números Naturais: representação, ideia de conjunto e conceitos de cardinalidade aplicados em uma série de exercícios.
De um modo geral, parece que a turma está pronta e sem maiores problemas para fazer os estudos referentes ao sexto ano de escolarização.
Estou com boa expectativa.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Estudo de Texto na Formação de Professores

Texto Educar em Comunidade de Rafael Yus

Educar em Comunidade

Ênfase na educação holística. O holismo é uma teoria que considera a interação entre os elementos do universo; segundo essa teoria "a soma das partes é maior do que as partes que o formam.
Na sala de aula essa ideia resulta numa aprendizagem cooperativa e implica na teoria do controle, o acompanhamento do desenvolvimento humano; o que acontece dentro de cada um em interação com o outro; implica na aprendizagem em grupo; implica na cooperação em sala de aula; implica na comunidade de aprendizagem que é igual a comunidade ecológica: estudos responsáveis, experiências pessoais adaptadas ao aprender mais, envolvimento com os estudos no grupo, aprendizado significativo e aplicável à vida.
As escolas acolhedoras encontram-se em um nível mais amplo do que o da sala de aula.

Alfabetização Social
Princípios:
  • mundo amável;
  • pessoas criam o seu próprio mundo;
  • evolução da concepção ingênua do mundo à percepção crítica dos fenômenos sociais;
  • aquisição e uso de estratégias na resolução dos problemas.
A Alfabetização Social Implica em:
  • amor ao outro ;
  • humildade no trato com os fenômenos sociais e individuais;
  • fé no outro, no conhecimento e na força do trabalho consciente;
  • verdade nos posicionamentos sociais e individuais;
  • esperança nas propostas e nos propósitos a serem alcançados;
  • pensamento crítico em relação aos atores sociais com os quais nos relacionamos e com o ser que nós somos e nossas condições reais de enfrentar esse ou aquele problema.
O Último Dia de Formação

Para mim se deu no dia 05/11/09, isto porque não pude estar presente nas atividades do dia 06/11.

Pauta:
  • Roda de Conversa
  • Conversa sobre os textos lidos
  • Apresentação do caderno de metodologia das Tele aulas
  • Período de integração - modelos de atividades
  • Trabalho com a "Língua Portuguesa" - uma das aulas a serem dadas
  • Avaliação
Adorei participar desse evento. Ainda não sei se atuarei como professora do "Projeto de Aceleração de Estudos", mas só pela "Formação de Professores" já valeu.
Sucesso a todos e a todas!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Colunas de Sustentação da Tele sala

Coordenar
Avaliar
Socializar
Sintelizar
Esses são os princípios das tele aulas.
A turma se divide nessas quatro equipes: coordenação; socialização; síntese e avaliação. O trabalho de montagem das equipes pode ser iniciado a partir do estudo dos significados dos nomes de cada uma das quatro ações, eixos do funcionamento de um trabalho integrado professor/aluno, sendo o aluno, sujeito do processo ensino/aprendizagem.
O conceito de tele sala é simples, pois em qualquer lugar onde houver alunos, lá estarão os equipamentos e os recursos audio visuais que darão suporte para que as aulas aconteçam.
Portanto, é a organização da turma em equipes de trabalho que dará condição dos alunos agirem e se tornarem os condutores da própria aprendizagem.
Isto, porque, a Coordenação tem por função básica, a organização dos trabalhos da turma. A Avaliação, avalia o processo e corrige os rumos sempre que necessário. A Síntese se encarrega do registro das atividades da turma e a Integração, socializa e promove a união do grupo.
É de praxe que todos os alunos da turma, de tempo em tempo, troca de equipe, para vivenciar e adquirir as habilidades inerentes a cada uma das quatro funções. O melhor momento do rodízio será indicado pelo grupo. No primeiro módulo, principalmente, as equipes trabalharão todos os dias, cumprindo, cada uma, as tarefas inerentes à sua equipe.
Palavras geradoras de ações ou atribuições para as equipes: abstração, ação, afetividade, alternativas, alegria, valorização, superação, criatividade, cooperação, crescimento, gerência, compreensão, agilidade, humildade, comunicação, iniciativa, expressão, sensibilidade, tolerância, entusiasmo, objetividade, discernimento, parceria, responsabilidade, respeito, coerência, pertencimento, honestidade, planejamento, memória, participação,resultados,organização, clareza, dentre outras.
Integração das equipes
Ações:
- Agenda do dia
- Solução de problemas
-Organização dos grupos de trabalho
- Administração do ambiente
- Administração do tempo para cada atividade.
Reservar de quinze a vinte minutos ao final de cada aula, para que as equipes se articulem, para os trabalhos do dia seguinte.

(Por hoje é só.)