sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Projeto Aceleração de Estudos

Conforme o prometido, fiquei de dar notícias a respeito do "Curso de Formação de Professores",  advindo da parceria PBH/Fundação Roberto Marinho, denominado "Projeto de Aceleração de Estudos".
Esse Projeto está direcionado a todas as pessoas que, por um motivo ou outro, ainda não concluíram seus estudos e, portanto, não possuem o certificado referente à conclusão do "Ensino Fundamental" e/ou "Ensino Médio". Participam do projeto todos os que atendem às condições descritas anteriormente, e que têm idade superior a 15 anos.
Interessei-me pelo Projeto, como professora da Rede Municipal que sou. Por isso, fiz minha inscrição.
Foi uma experiência espetacular!
A Equipe de professores/educadores da Fundação Roberto Marinho conseguiu, a meu ver, dar forma e tornar possíveis e factíveis as teorias educacionais em voga, bem como as propostas e concepções de ensino/aprendizagens, oriundas dos "Parâmetros Curriculares Nacionais".
Há uma metodologia de trabalho  bem delineada, centrada no aluno -  sujeito do seu processo de estudo - mediada pelo professor e equipe pedagógica da Fundação.
Os recursos pedagógicos vêm dos textos extraídos das diversas literaturas  disponíveis e perfeitamente adaptados à linguagem televisiva, dentre outros recursos conhecidos pelos professores.
Diariamente, a rotina de sala de aula se desenvolve a partir da "Roda de Conversas", com equipes de trabalhos (alunos do projeto) previamente definidas, nas suas funções específicas tais como: coordenação, socialização, síntese e avaliação das atividades de estudos realizadas e a se realizarem.
Após a apresentação, pelas equipes, da pauta de trabalho do dia, inicia-se a apresentação da "Teleaula".
O conteúdo do dia é apresentado em 15 minutos de vídeo, que todos assistem: alunos e professor. Acontece, então, uma atividade denominada "Alfabetização do olhar - Leitura da imagem.
A seguir, as atividades se desenvolvem com o suporte do livro didático do aluno e atividades afins.
Já estão previstas também as diversas modalidades e finalidades das avaliações dos trabalhos e do desempenho pedagógico dos alunos, bem como as atividades extra-curriculares incluindo-se, aí: excursões, seminários, cinema, vídeos, feiras culturais e exposição das inúmeras produções dos alunos.
O Projeto "Aceleração de Estudos", constitui-se de um  trabalho planejado, com tempo previsto para iniciar, se desenvolver e terminar. Há objetivos, metas, processos e produtos a serem alcançados!!!
Isso é tão óbvio, que quem não é do meio educacional, principalmente do ensino público, deve estar pensando: mas, qual é a novidade? Todo trabalho, principalmente aquele que se refere ao ensino/aprendizagem, já não é assim? Planejado? Organizado? Processual? Com resultados a serem cobrados/alcançados ao final?...
Infelizmente, não!
Há muito  tempo   estamos a  deriva, na  Rede Municipal de Ensino de BH. Precisamente, desde 1995, ano do advento da "Escola Plural".
Não por acaso temos uma clientela enorme, que deverá participar do projeto  "Aceleração de Estudos", ora em implantação na Rede.